top of page
foto_free_cadeira.jpg

Saiba Mais

Conheça um pouco mais sobre o universo do cadeirante e como nossos serviços podem ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Uso da cadeira de rodas 

Você já parou para pensar que, através da mobilidade, a criança e o adulto podem vivenciar experiências através das quais terão aprendizados enriquecedores e únicos, como ocorre por exemplo no brincar e trabalhar? E que isto pode ser muito prazeroso, mesmo utilizando uma cadeira de rodas?  
A cadeira de rodas pode ser indicada para uso contínuo, como no caso de doenças neurológicas com sequelas que interferem no “andar” independente, ou de forma provisória, como é o caso de pessoas que sofrem fraturas e necessitam de um equipamento para se deslocar em curtas ou longas distâncias por um período da vida.  


O importante é entender que em todos os casos a cadeira tem o mesmo objetivo:  proporcionar mobilidade, posicionamento e funcionalidade para a realização das atividades diária com conforto e segurança. 


Não podemos esquecer que a cadeira de rodas deve ser personalizada porque cada pessoa tem características e necessidades diferentes. No momento da escolha do equipamento devemos compreender as necessidades que o indivíduo apresenta quando está sentado mas também devemos levar em consideração o histórico da patologia, a idade, a fase de crescimento, o posicionamento articular, o uso de outros recursos assistivos (como os aparelhos de suporte ventilatório ou de comunicação), as atividades que irá realizar e os locais onde o equipamento será utilizado. 

Procure sempre um especialista antes de adquirir uma cadeira de rodas, pois da mesma forma que ela pode auxiliar e proporcionar uma infinidade de possibilidades, ela pode tirar a autonomia, causar deformidades, dor e prejudicar funções vitais se for prescrita de forma errada.

Você sabe o que é Adequação Postural
em cadeira de rodas? 

Adaptar e personalizar a cadeira de rodas de acordo com as necessidades posturais de cada paciente para promover suporte corporal, função, segurança, alívio de pressão e conforto é o que se chama de Adequação Postural.  


A adequação pode ser confeccionada sob medida para respeitar todas as características do corpo e necessidades do paciente ou este pode utilizar recursos pré fabricados para favorecer o suporte adequado. Chamamos este tipo de adaptação convencional e a indicamos para pacientes que precisam de suporte moderado para prevenir complicações e deformidades ocasionadas pelo longo período de tempo na postura sentada.  

Existe um outro tipo de adaptação que chamamos de Adequação Postural digitalizada. Neste tipo, utilizamos um programa para escaneamento do corpo do paciente para que sejam confeccionadas espumas personalizadas para acomodar deformidades ou necessidades específicas do corpo e posicionamento do paciente. 

Você já conhecia a diferença entre as adaptações?


Não esqueça:  o equipamento adquirido sem orientações pode prejudicar a participação da pessoa em suas atividades, favorecer deformidades e prejudicar funções vitais. Por isso é muito importante que o equipamento seja indicado por um profissional especialista.

O que deve ser levado em conta na
escolha da cadeira de rodas?

Diante das necessidades funcionais e específicas de cada indivíduo, é preciso atenção. Após uma avaliação detalhada, o profissional pode indicar uma nova cadeira de rodas. Mas, muitas vezes, é possível manter a já existente e apenas alterar o seu sistema de posicionamento para um mais personalizado, que ofereça suporte postural.


Com isso o paciente pode alcançar mais conforto, segurança, função e prevenir deformidades e lesões por pressão causadas pela má distribuição do peso e postura inadequada.
 

Contudo, é preciso estar atento às configurações de uma cadeira de rodas, e levar em consideração:
● medidas: necessário verificar as medidas do paciente, levando em consideração a largura do quadril, profundidade do assento, altura do encosto, entre outras, para personalizar o equipamento para suas necessidades;
● posicionamento: sugerir equipamentos para suporte postural sempre que necessário para facilitar a manutenção da postura e realização das funções;
● ambiente: importante avaliar em qual ambiente será utilizada a cadeira evitando problemas arquitetônicos ou limitações que o equipamento pode provocar ao paciente, caso não seja levado em consideração os ambientes que o paciente frequenta;
● funcionalidade: quais atividades o paciente realiza na cadeira de rodas e como as realiza para que a escolha do equipamento não o limite nas suas tarefas diárias.

Não esqueça: Reavaliações constantes são necessárias para o acompanhamento e manutenção da postura funcional ao utilizar a cadeira de rodas e suas adaptações.

bottom of page